Você está organizando um evento

direcionado para mulheres, casais ou famílias?

Quem fica à frente da organização de uma programação deste tipo tem a difícil tarefa de encontrar palestrantes ou facilitadores de workshops que ao mesmo tempo saibam falar a linguagem do seu público e que conheçam os desafios que estes enfrentam no dia-a-dia. É evidente que é importante que o palestrante tenha uma base sólida, na compreensão dos relacionamentos, quando se trata do assunto de casais e famílias, e se for o caso de a programação ser para o contexto da igreja, é essencial que o palestrante saiba adaptar as verdades bíblicas para o contexto de hoje.

O mesmo precisa também saber atender a um público bem diverso e mantê-los engajados, levando-os não somente a dar algumas risadas, mas mais importantemente, aplicar os pontos comunicados para as suas vidas de forma a realmente impactar a sua forma de viver.

Este não é um pedido simples. Exige não só muitos anos de estudos na área dos relacionamentos e no comportamento humano, como maturidade na fé e na vida pessoal.

Mas isto ainda não basta. É preciso ter uma firme base de conhecimento na Bíblia, para poder falar dos assuntos de um ponto de vista cristão de forma equilibrada e fiel. É também necessário saber criar uma apresentação que torne conceitos complexos fáceis de entender e que mostre de que forma vários aspectos são relacionados.

Além de estruturar, é imprescindível saber identificar como aqueles conceitos teóricos podem ser colocados em prática, para se tornarem de fato úteis. E por último, mas não menos importante, é preciso que o palestrante seja “gente”: acessível, empático e até vulnerável – porque ninguém acredita em super heróis de verdade.

Com tantos critérios para preencher, seria mais fácil e seguro, abrir mão e não se arriscar. Afinal, quem nada faz também não é criticado. Mas isto não condiz com o que aprendemos com Jesus na parábola dos talentos. O que nós temos foi nos dado para que seja multiplicado. Para que possa servir a muitos outros. Esconder-se e abrir mão de servir com o que temos, não só é infrutífero e egoísta, mas também nos leva à frustração de uma vida sem sentido. Por outro lado, não há nada que traga tanto prazer quanto saber que podemos apoiar alguém na sua caminhada.

Por tudo isto, é que com uma mistura de prazer e uma consciência de grande responsabilidade,  eu tenho me disposto a trabalhar com grupos no papel de palestrante ou facilitando conversas e dinâmicas em formatos mais interativos, como o workshop há mais de 10 anos. A grande maioria das minhas atuações tem sido com grupos de mulheres em vários contextos.

Em outras situações, eu e meu marido (que irei apresentar melhor daqui há pouco) atuamos juntos, especialmente quando o público é de casais ou a temática é a família.

Nós definitivamente não somos um casal perfeito e a nossa família tem as suas dificuldades, assim como acreditamos que todos tenham. Mas temos em comum um interesse especial por famílias e nos relacionamentos familiares.

Você talvez precise saber de títulos e diplomas…

… mesmo todos sabendo que estes não nos definem como seres humanos

Anna Korkman Lopes

Eu, Anna Korkman Lopes, sou formada psicóloga pela UERJ e terapeuta de casal e família pelo Instituto IPHEM. A minha formação como coach foi pelo The Institute for Life Coach Training nos EUA e estou acreditada pelo The International Coach Federation como ACC (Accredited Certified Coach). Fiz diversos cursos em empreendedorismo e marketing interativo, tanto no Brasil quanto no exterior. Atuei durante mais de 20 anos em projetos sociais por meio de organizações cristãs, atualmente colaborando como palestrante para a Missão.

Eu nasci e cresci na Finlândia e cheguei no Brasil como voluntária num projeto com crianças de rua em 1993.

Se há algo que eu gosto é de investigar os assuntos que me interessam (e são muitos), analisar e estruturar tudo que aprendo em várias fontes, testar isto na minha própria vida e então compartilhar estes aprendizados com outros.

Nós nos conhecemos através do trabalho voluntário num abrigo e nos casamos em 1997. Temos três filhos entre 7 e 13 anos, duas meninas e o caçula, um menino. Moramos no Rio de Janeiro e congregamos na Igreja Batista Barão da Taquara, sob a liderança do Pr. Carlos Novaes.

Marcelo Pereira Lopes

Marcelo Pereira Lopes é advogado, formado em Teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil, consagrado pastor na Igreja Batista, formado terapeuta de casal e família  pelo Instituto IPHEM, com um interesse especial pela sexualidade humana, e coach treinado pelo ICI (Integrated Coaching Institute).

Marcelo é carioca. Foi sargento da Aeronáutica durante mais de 10 anos, tendo dado baixa para atuar em organizações cristãs desenvolvendo projetos sociais e de apoio à família pela Missão OIKOS. Marcelo é engajado para apoiar casais e homens na igreja e quando chamado para pregar ou palestrar. Entre os amigos ele é conhecido pelo seu senso de humor.

Marcelo escreve sobre assuntos familiares e direito de família no www.conscienciajuridica.com

Palestras e Workshops

Workshop interativo com casais em 3 partes

Criando o nosso caminho

Público:

Casais. Indicado especialmente para retiros para casais, para grupos que sejam participativos e que queiram um trabalho mais dinâmico e interativo.

O workshop mescla o ensino de conceitos a respeitos do relacionamento do casal, com um processo de descoberta e construção por parte dos casais, baseado na metodologia de coaching de relacionamentos. Para os casais que se engajarem no processo é impossível sair desta palestra sem levar algum ganho prático e aplicável na relação.

Ministração:

Anna e Marcelo Lopes

Duração:

3 sessões de workshop de 45 min – 1 hr cada

Palestra interativa com momentos de ativação dos aprendizados:

Filhos – estabelecendo prioridades

Público:

Mães ou/e pais. Indicado para eventos direcionados para pais: como por ocasião do Dia das Mães/ Dia dos Pais ou para um grupo de interesse numa conferência com o tema família. Aborda o relacionamento com os filhos, visando levar os participantes a refletir sobre a forma em que interagem com os filhos no dia-à-dia. Estamos reagindo impulsivamente? Que tipo de comunicação estamos cultivando? Como a nosso estilo de vida está influenciando estes relacionamentos?

Ministração:

Anna Korkman Lopes

Duração:

45 min – 1 hr

Série de palestras para retiros ou congressos:

 Construindo relacionamentos saudáveis

– à luz da Bíblia

Público:

Esta série de palestras não é específica para o trabalho com casais, portanto pode ser usada para grupos de adultos solteiros, para grupos de mulheres ou para a terceira idade.

Esta série aborda aspectos essenciais para que os relacionamentos possam ser bem trabalhados, seja nas amizades, relacionamentos entre colegas de trabalho, com parentes, vizinhos etc… Um dos objetivos é dar ferramentas para que os participantes saibam colocar limites na relação com as outras pessoas e lidar com conflitos.

Ministração:

Anna e Marcelo Lopes

Duração:

3 palestras de ca 30-45 min cada

Palestra interativa com momentos de ativação dos aprendizados

Fortaleça a aliança com seu marido

Publico:

Mulheres casadas. Indicado para eventos tipo chás, grupos de interesse em congressos para mulheres, etc..

Esta palestra pode também ser uma escolha excelente para uma programação de casais, onde haverá um momento de divisão em grupos de homens e mulheres.

Ministração:

Anna Korkman Lopes –  podendo ser combinado com a palestra correspondente para homens ministrado pelo Pr. Marcelo Lopes: Fortaleça a aliança com sua esposa

Estas duas palestras também podem ser usadas junto com duas outras palestras sobre sexualidade e comunicação, ministradas pelo Pr Marcelo Lopes, para compor a programação de um retiro/congresso.

Duração:

45 min

Reserve a sua data!

Se você gostaria de reservar a nossa participação num evento, preencha a Ficha de Agendamento clicando no botão abaixo