Adianta criar intenções, tomar decisões e fazer planos?

Eu não planejei ficar com zica vírus na semana passada. Mas os mosquitos que batem ponto aqui em casa tem aspirações, são moderninhos e querem sempre estar entre os primeiros a ter uma novidade. Desconfio que dormiram na frente da porta da loja de vírus portáteis no dia do lançamento. E carregaram para casa a febre tropical mais recente. E quem ficou com zica vírus foi eu. Sem qualquer intenção por minha parte.

Tem pessoas que afirmam que tudo que acontece é devido à uma decisão sua. Todos os aspectos da sua vida então seriam decorrentes pelo menos de alguma intenção inconsciente. Até mesmo o zica vírus.

O que significaria ter uma  capacidade mental, até mesmo inconsciente, de controlar o comportamento de um mosquito. Isto seria, quase o mesmo que ser o Todo poderoso ou a mulher maravilha, o que me daria uma sensação de importância bem agradável – e absolutamente ilusória.

O controle total me escapa…

Na verdade é impressionante qual pouco eu realmente posso controlar. De todos os fatores que influenciam a minha vida: o tempo, a política internacional, a cotação do dólar, o temperamento do meu adolescente residente, os preços do mercado, a minha prédisposição genética para o vício de chocolate… 😉 Enfim, se começar a examinar a lista parece que pouco escapa à influência alheia.

Com essa conclusão sóbria, quem sabe, eu poderia abrir mão de qualquer tentativa de fazer o mundo se adaptar aos meus desejos. Seria uma desculpa razoável, ainda que inaceitável, para desistir de ter intenções, tomar decisões ou fazer planos. Fiquei com zica vírus, pronto! Poderia fazer nada e somente me queixar da obra do destino, ou dos mosquitos e do governo – que de alguma forma sempre tem culpa.

…mas ainda assim escolho e ajo

Poderia, mas não posso. Apesar de tudo que não posso controlar, não estou disposta a me entregar e abdicar da minha capacidade de escolha. Porquê eu não sou o Todo poderoso, mas posso mais do que eu penso. E você também.

Já que tem tantas coisas que não podemos controlar, já que tudo em geral é mais complexo, exige mais esforço e demora mais do que o esperado, já que o mundo jaz no maligno, já que tudo que é gostoso engorda, já que tudo é difícil e ninguém está dando almoço grátis – você simplesmente não pode abrir mão das poucas coisas que operam a seu favor. Abrir mão da sua vontade, deixar de criar planos ou ter intenções para seu dia, e sua vida seria como deixar escapar o ar dos pneus por conta própria.

Você é uma mulher/homem ou um mosquito?

Se até um mosquito, com uma intenção do tamanho de um mosquito, pode fazer tanta diferença na minha vida, certamente eu também, com a minha vontade e fazendo uso da minha capacidade de escolher, posso fazer a minha vida tomar rumos até mais significantes do que alguns dias de inchaço dolorido.

Espero que a esta altura você já esteja se sentindo, senão exatamente o Todo poderoso, pelo menos bem mais poderoso do que um mosquito. 🙂

Vamos ver então como você pode usar este seu poder e a sua influência para criar mudanças na sua vida.

Superando desafios na prática:

5 ideias para você usar o seu poder de escolha e de decisão e fazer planos para mudar a sua vida

1.  Já que vai sonhar, sonhe alto

O conceito de sonhar já prevê algo mais ousado do que apenas procurar prever o que provavelmente acontecerá, se você seguir na mesma direção que você já está andando.

Sonhar implica em criar imagens que beiram ao impossível ou improvável. Sonhar é formular em palavras aquilo que até agora teve receio até de admitir que gostaria de fazer ou experimentar.

E não envolve investimento nenhum, a não ser um pouco de criatividade e coragem. Com este preço, por que não sonhar logo alto? Não cobram mais por isso.

2.  Comece pelo o que está ao seu alcance

Mesmo que os seus sonhos sejam grandes e ousados, às vezes as coisas mais simples e próximas são as que nos impactam rapidamente e estabelecem um padrão para uma nova maneira de agir.

Quais são as coisas ao teu redor, os relacionamentos com as pessoas mais próximas ou os ambientes em que você vive que tenha lhe incomodado?

Qual é a mudança simples e óbvia, que só exige algum tempo e esforço da sua parte?

Precisa de uma conversa franca e sincera com alguém?

Será necessário desentulhar algum cômodo?

Precisa de um toque de beleza e ordem para levar um ambiente de tolerável à um lugar para fazer os sonhos acontecerem?

Tem algum projeto que está quase pronto à séculos… e que necessita de uma atenção especial e intensiva para ser concluída?

3.  Faça companhia a outros que também estejam fazendo planos

Este assunto merece um artigo à parte, mas o importante aqui é você perceber que se você quer fazer os seus sonhos acontecerem precisará ter outras pessoas com o mesmo pensamento por perto. Pessoas que também decidiram decidir, lançar-se em busca de metas ousadas e ativamente criar coisas no mundo. Encontre pelo menos uma pessoa com a qual você possa compartilhar os seus planos e que possa lhe cobrar as ações que você se propôs. Se você acha que está difícil encontrar quem sonhe alto e quem entenda o seu caminho, talvez se interesse pelo workshop mencionado mais à frente.

4.  Crie um plano de ação

Não basta ter um grande sonho. Não basta saber quais as suas metas e onde você quer estar em 5 anos.

Você precisa saber o que vai fazer a respeito disso hoje, nesta semana, neste mês, neste trimestre.

Dependendo de sua preferência, este plano precisa existir em maior ou menor detalhe, com um prazo mais ou menos exato.

Não é possível entrar em maiores detalhes sobre como isto pode ser feito aqui. Se você gostaria de participar de um workshop dedicado ao assunto de estabelecer metas e elaborar planos de ação realmente funcionais ,você pode participar do workshop Navegar é Preciso. Você pode reservar sua vaga aqui.

5. Colabore com Deus

Deus é o Criador por excelência e o maior planejador e executor de planos que existe. Todos os nossos planos cabem no plano maior Dele. Ele não cria nada nem ninguém sem um propósito específico. Ele faz as coisas com ordem e beleza.

Portanto, sonhe junto com Deus, permita que Ele lhe guie quando você está rascunhando os seus planos, conte com o apoio Dele na execução e a cada passo consulte Ele para tomar as melhores decisões.

E então, você que é uma pessoa influente e poderosa – ao menos no âmbito da sua própria vida – o que você vai fazer com todo esse potencial? Quais são os sonhos que quer realizar? Que planos está fazendo? De que você precisa para seguir? Registre isso publicamente nos comentários abaixo e desafie os seus amigos a fazer isso também.

PS. Se você já sabe que quer se dedicar à fazer e colocar os seus planos em prática, faça sua pré-inscrição para o workshop Navegar é Preciso aqui.

Comentários
Recent Posts